Desde o período do levante da direita que podemos dizer que foi entre 2013 até seu auge que é meados de 2015 ao final 2016 terminando em 2017, uma coisa a de se reparar não só naqueles anos como também é visível nos dias atuais e possivelmente a de se perpetuar para o futuro que é a epidemia de ignorância na sociedade brasileira que podemos chamar também de uma cultura que tem aversão ao conhecimento no qual promove falsos intelectuais e figuras públicas como sendo uma referência no meio direitista e conservador.
Muitos que se identificam como direitistas tem uma aversão a busca por conhecimento e se quando dizem que se informam e são “estruídos” de conhecimento a respeito do conservadorismo e questões sociais da nossa sociedade o são por mensagens do Facebook vindo de posts, de memes ou “mitadas”, de pessoas que podem, ou não, serem de fato pessoas de grande influência no meio conservador e ter de fato, ou não, domínio do que está falando por ter lido livros sobre o assunto. Olavo de carvalho já traz esse diagnóstico da população brasileira, no qual, possui uma cultura de repudio a qualquer tipo de saberes.
No Brasil quanto mais idiota a pessoa for mais louvada na sociedade brasileira ela é, ora vemos o caso do Dilma Rousseff a mulher foi tão agraciada pela admiração brasileira que foi eleita presidente do país essa mesma mulher que dizia frases como "Eu quero adentrar pela questão da inflação, e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses 10 últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo." (Lançamento da retomada da produção de insulina humana no Brasil - 2013) e temos também "A autossuficiência do Brasil sempre foi insuficiente." (Entrevista concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, às rádios Gaúcha, Guaíba e Osório) não se esqueça, por favor, da clássica "Eu tô aqui saudando a mandioca. Acho [a mandioca] uma das maiores conquistas do Brasil". (abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas).
Mas você meu caro leitor que se dedica um pouco a leitura pode imaginar o seguinte que não devemos relacionar essa então cultura brasileira com a falta de repertorio teórico da direita, tudo bem, entendo que a direita tem em seu natural uma dificuldade em relaciona ideias e conceitos para se expressar. Roger Scruton nos deixa claro isso no seu livro “como ser um conservador” segundo ele as pessoas que se identificam com o conservadorismo têm dificuldade de externar seus pensamentos em argumentos e quando o conseguem os “[...]conservadores sofrem desvantagem quando se trata da opinião pública. Sua posição é verdadeira, mas enfadonha; a de seus oponentes é excitante, mas falsa.” Todavia ao observamos essa pessoa que o Scruton traduz vemos que o “x” da questão é a falta de intelectuais e produção cultural, contudo no Brasil temos esse “x” mais o comportamento de ridicularizar o conhecimento, perceba para eleger um presidente temos que ter mais da metade da população e muitos dos que votaram na Dilma se dizem ser de direita, hoje. E quando indicamos um autor ou livro essa pessoa tem aversão a essa atitude ou faz uma cara feia.
A direita é preguiçosa, desorganizada, e muito precoce não pode ver uma pessoa que fale coisas que tem relativa semelhança com seu pensamento ou melhor dizendo que preencha o sentimento de inconformidade perante as atualidades que a sociedade, universidade e meio cultural está submetido que essa pessoa podendo ser um “Zé ninguém” que tem coragem ou burrice de falar as coisas que pensa a todos é homenageado, admirado pelo público. Exemplificando temos o caso do então Deputado FEDERAL Alexandre frota, ou como eu gosto de falar Alexandre Fruta(créditos ao professor Olavo de Carvalho).
Alexandre Fruta foi eleito pelo povo como Deputado Federal em 2018 para assumir entre os anos de 2019 a 2022, o Fruta era um ator Pornô depois se tornou artista comediante e assim por diante exercia uma carreira pública no meio artístico brasileiro e no passado teve carreira com entretenimento sexual até que ele resolver gravar seus vídeos na internet e falar coisas obvias como “criança não pode ver homem pelado no museu”, “exibição de homossexualismo e zoofilia para crianças de escolas com dinheiro público é absurdo”(esses comentários narram a polêmica envolvendo o Museu de Arte Moderna-MAM). As pessoas começaram a seguir esse homem como se ele fosse um dos “santos da direita” e ele com seus vídeos editados fazendo poses de autoridade ele conquistava as pessoas, até que ele se apoiou na figura do então Presidente da república Jair Messias Bolsonaro e graças ao apoio da imagem de Bolsonaro e suas poses nas redes sociais ele conquistou um cargo como político.
A pouco tempo cerca de uma ou duas semanas o Fruta cavou seu terminou de cavar seu próprio buraco e se enterrou quando atacou o governo de Bolsonaro, fazendo com que ele fosse expulso do PSL partido do presidente Bolsonaro, entretanto suas atitudes vem antes de ele atacar o governo e atacar os eleitores do Bolsonaro(coisa que ele fez também) quem pesquisar no YouTube e encontrar o vídeo da entrevista dele a Jovem Pan vai perceber o despreparo que esse homem tinha antes de se tornara DEPUTADO FEDERAL!, ele não sabia nada sobre o conservadorismo fala coisas banais e logicas a todos e entregava aquilo que o povo já pensava, mas por conta da ditadura do politicamente correto elas não podiam falar. Homem não sabia de nada dizia a favor do casamento gay e subindo na imagem de uma pessoa conservadora, ora para quem não sabe por que conservadores são contra o casamento Gay convido lerem o livro “como ser um conservador” de Roger Scruton e ele explica bem isso. E o infame subiu como político levantando a bandeira do conservadorismo sendo mais um idiota que se faz pose na internet.
Outro caso curioso é quando temos uma pessoa que se acha “O cara!”, leu 2 livrinhos e começa a dá palpite e as pessoas tem orgasmos de admiração achando-o incrível como se ele fosse um grande estudioso, um intelectual!!!, não tem como aguentar isso tudo. Para deixar tudo em panos limpos para ser um intelectual a pessoa deve ler por ano cerca de 60 a 80 livros. E o coitado que lê de fato que se dedica ao ofício é esquecido pela sociedade brasileira por não se utilizar o Facebook, produzir videozinhos no YouTube e outras redes sociais com tanta frequência, atitude essa que esses que se posam como falsos intelectuais tem garantia de exercer dia a pois dia e ganhar popularidade e likes ao invés de conhecimento e sabedoria.
Por fim, devemos nós questionar como mudar essa situação tão alarmante que é no Brasil, primeiramente, devemos construir uma classe de intelectuais altamente qualificados para poder trazer norteamento a direita e poder fazer pesquisas serias e assim descobrir resoluções para os problemas da sociedade brasileira. Ai vem um lezado e fala “Ora então quer dizer que não podemos fazer nada? Só devemos sentar e esperar esses grupos de intelectuais serem formados, coisa que demorar 20 ou 30 anos para acontecer?”. Claro que não, você pode começar a se intelectualizar, estudar e se formar como um legitimo estudioso, mas se mesmo assim você disser que estudar não é contigo, eu peço, não. eu imploro não faça NADA, repetindo, não faça NADA! E se mesmo assim você que não quer estudar não quer, por exemplo, ajudar financeiramente esses grupos que por ventura queiram formar futuros intelectuais, só me resta dizer uma coisa: VAI TOMAR NO CU!.
Commentaires